Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Santarém
Faculdade de Sistemas de Informação
Projeto: Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação
Participantes: Prof. Dr. Glaucio H. S Carvalho, prof. MsC. Cássio D. B. Pinheiro e 3 Bolsistas
Este arcabouço compreende algumas ações que levarão ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que solidifiquem o ensino e aprendizado das disciplinas dessa área de competência, que maximizem a integração entre si e com outras do PPC. Como baluartes desse arcabouço destacam-se:
A disciplina Avaliação de Desempenho de Sistemas: a atuação transversal dessa disciplina possibilita a sua aplicação em várias áreas do curso, permitindo assim o exercício da interdisciplinaridade. Como exemplos têm-se: os modelos analíticos abordados durante o curso podem ser codificados em uma linguagem de programação, preferencialmente o Java por possuir características orientadas a objeto (primeiro relacionamento com uma disciplina). Esses modelos podem ser aplicados nas disciplinas [1][2][3]: Redes de Computadores, Tópicos especiais em Redes de Computadores, Gerencia de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Banco de dados, Sistemas Distribuídos, etc. Da mesma forma, os capítulos relacionados à Simulação, podem induzir estudos usando simuladores de redes, como o Network Simulator [4], que podem ser usados para solidificar os conceitos em todas as disciplinas na área de redes de computadores. Não obstante, o estudo de técnicas de aferição pode induzir estudos para aplicação em Arquitetura e Organização de Computadores bem como em Sistemas Operacionais. Essas mesmas técnicas podem também ser usadas para a aferição de Redes usando o Ethereal que pode ser aplicado em Gerência de Redes. Modelos com cunho em desempenho podem ser especificados usando Métodos Formais [3] como Redes de Petri, UML e Statecharts o que aumenta o relacionamento com outras disciplinas. Por fim, Avaliação de Desempenho de Sistemas contém um alto grau de utilização dos conceitos probabilísticos e estatísticos, bem como, de álgebra. Dessa forma, tem-se o relacionamento com mais duas disciplinas do conteúdo básico da formação do bacharel em Sistemas de Informação que são: Probabilidade e Estatística e Álgebra Linear.
- A linguagem de Programação Java: essa linguagem pode ser usada para o desenvolvimento dos modelos analíticos como descrito acima, mas também em muitos outros tópicos em Sistemas de Computação. A saber: durante a disciplina de rede, pode-se usar o Java para o desenvolvimento de aplicações Cliente e Servidor, Servidores MultiThread e aplicações P2P [5]. Analogamente, ela pode ser usada como suporte ao ensino de Sistemas Operacionais. Em última análise, ela pode ser usada ainda no desenvolvimento de Applets que auxiliem o professor ao ensino de diversas disciplinas. O possível uso de aplicações 3D para o suporte ao ensino ainda estende o relacionamento com a disciplina, a Computação Gráfica.
- Simuladores: além do Network Simulator, outros simuladores podem ser usados como ferramentas de apoio ao ensino de disciplinas. Como exemplo, tem-se o SimpleEscalar que pode ser utilizado nas disciplinas de Arquitetura e Organização de Computadores [6]. Com esse simulador é possível modificar os vários elementos da organização, para alterar características de desempenho dos diversos componentes, e então avaliar os efeitos dessas modificações. Como esse, diversos aplicativos estão disponíveis na Internet e que podem ser usados para o apoio às disciplinas de Sistema de Computação.
Participantes: Profa. Dra. Ângela Vilhena Dias e 2 bolsistas.
Participantes: Profa. MsC. Socorro Vânia Lourenço Alves e Prof. MsC. Cássio D. Borralho e mais 4 bolsistas.
Este arcabouço compreende ações que levarão ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que solidifiquem o ensino e aprendizado das disciplinas dessa área de competência, que maximizem a integração entre si e com outras do PPC. Como baluartes desse arcabouço destacam-se:
- A disciplina Engenharia de Software: essa disciplina tem por objetivo desenvolver uma visão geral sobre Engenharia de Software: etapas, atividades, técnicas, métodos, processos e ferramentas que auxiliam o processo de desenvolvimento de software e os produtos gerados por elas – principais pontos teóricos que embasam a engenharia de sistemas de software. Cada ponto desses é estudado em uma ou mais disciplinas diferentes do currículo do curso, o que caracteriza a atuação transversal dessa disciplina e conseqüente exercício da interdisciplinaridade. Como exemplos, têm-se: a descrição (geral) das fases de desenvolvimento do Software pode ser utilizada como referencia para definição/customização de um processo de desenvolvimento de software. Esse processo pode ser utilizado como processo padrão e pode ser aplicado nas disciplinas de programação, laboratório de programação, Análise e Projeto de Sistemas, Gerência de projetos de software e Sistemas de Informações Regionais. Da mesma forma, o tópico relacionado a técnicas de elicitação de requisitos e estudo de viabilidade podem definir artefatos de trabalho a serem usados como modelo para a descrição de dados numa base de dados nas disciplinas de Banco de Dados I e II, Análise e Projeto de Sistemas e Gerência de projetos de software. O estudo de Projeto Orientado a Objetos tem relacionamento direto com várias disciplinas ofertadas no curso, principalmente àquelas ligadas a área de desenvolvimento, onde estamos reforçando a cultura do paradigma OO. Não obstante, esse paradigma pode também trazer contribuições valiosas para a área de Análise e Projeto de Sistemas, Rede de Computadores, Arquitetura de Software e outras. Por fim, a Engenharia de Software também faz uso constante de conceitos de gerência de projetos e técnicas de projeto de interfaces. Assim, tem-se o relacionamento com mais duas disciplinas do currículo do curso de Sistemas de Informação: Gerência de Projetos de Software e Interação Homem Computador (IHC).
- Processos de Desenvolvimento de Software que seguem a abordagem OO: o estudo e a utilização de processos que empregam os conceitos da Orientação a Objetos contribuem para o fortalecimento e a padronização de conceitos explorados em várias disciplinas do currículo do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, a saber: na disciplina de Análise e Projeto de Sistemas a adoção de um processo auxiliaria na sistematização das atividades de análise, na reutilização de artefatos,
Participantes: Prof. Msc. Cássio D. B. Pinheiro e 2 bolsistas
Sem comentários:
Enviar um comentário