quarta-feira, 11 de junho de 2008

Resultados

Serviço Público Federal
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Santarém
Faculdade de Sistemas de Informação
PROINT – Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão
Projeto: Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação


Resultados Esperados

Geração de Competência: a capacitação de professores no que tange a novas abordagens pedagógicas para o ensino da informática, visando principalmente, a interdisciplinaridade, é um dos resultados esperados desse projeto.

Formação de Recursos Humanos: esse projeto prevê a contratação de XXX bolsistas que atuarão diretamente no desenvolvimento do arcabouço. Esses alunos participantes são elementos chaves na concepção e desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas no ensino da informática, uma vez que, eles próprios serão desenvolvedores e usuários de tais práticas.

Melhoria na qualidade de Ensino: um dos grandes efeitos esperados deste projeto é a melhora no dinamismo, na flexibilidade, na participação e motivação por parte dos professores e alunos em salas de aula.

Melhoria na Formação do Egresso: o objetivo de cada arcabouço é veicular a inserção de práticas pedagógicas no ensino da informática que capacite e habilite o aluno a solidificar seus conceitos nas áreas de conhecimento do currículo de BSI, mas que também, possibilite ao mesmo abstrair as inter-relações entre as diversas áreas. Assim, espera-se um aprimoramento na formação dos egressos.

Portal Web: o uso de um Portal de informações para a divulgação dos experimentos desenvolvidos em cada arcabouço também é das conseqüências desse projeto. Como todo processo, o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas também precisa de instrumentos que permitam avaliar se o mesmo está no caminho certo. É de crença dos proponentes desse projeto que a divulgação dos resultados para a comunidade acadêmica possibilitará uma realimentação por parte desse público, que servirá como uma medida para indicar novos direcionamentos, rumos na construção de novos experimentos para o apoio as práticas acadêmicas.

Publicação de Trabalhos Científicos: cada vez mais se faz presente à necessidade de se registrar os novos aprendizados e experiências ganhas através de publicações em conferencias e periódicos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como forma de enriquecimento do departamento, faculdade, colegiado, ou qualquer outra unidade acadêmica onde se moureja. Assim, espera-se nesse projeto a publicação de trabalhos contemplando as novas práticas pedagógicas nele concebidas.

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