terça-feira, 10 de junho de 2008

Apresentação do Projeto

Serviço Público Federal
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Santarém
Faculdade de Sistemas de Informação
PROINT – Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão
Projeto: Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação



Contextualização

Em 1999, o MEC publicou as Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática, elaborada pela Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e informática – CEEInf, subordinada ao Departamento de Políticas do Ensino Superior. Tendo em vista estas diretrizes, foi proposta a implantação do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) na UFPA-Csa para o ano de 2004, em substituição ao antigo curso de Tecnologia em Processamento de Dados (TPD).
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem a informação como atividade fim e, por isso, visa a formação de recursos humanos para o desenvolvimento de sistemas de informação para as diferentes áreas do conhecimento humano, de modo a atender às demandas da sociedade, utilizando as modernas tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas, científicas e industriais em organizações públicas e privadas.
Em um mundo em que a computação torna-se cada vez mais ubíqua, espalhando-se e fincando raízes em todos os segmentos da sociedade, é mandatório que o profissional de Sistemas de Informação não somente adquira formação solidificada em domínios específicos, mas que também possua a habilidade de abstrair as inter-relações entre as diferentes áreas do saber que norteiam seu curso. Por esse motivo, a concepção de mecanismos e construção de políticas que aumentem a sinergia e maximizem a interlocução das áreas do saber dentro do PPC de cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação é peremptória para a entrada e posterior manutenção do egresso de BSI nos diferentes segmentos do mercado de trabalho.

Mudanças Previstas no PPC

Como forma de simplificar a implantação do curso de BSI na UFPA-Csa, foi decidido, pelo até então colegiado de TPD de Santarém, utilizar a mesma estrutura do PPC do curso de Sistemas de Informação implantado na capital do estado. Em geral, essa solução não acarretou em problemas; porém, passados quase quatro anos de início da primeira turma, pode-se observar alguns indicativos que sugerem o aprimoramento desse PPC para o uso em Santarém; por exemplo:
1. A realidade social de muitos dos alunos de Santarém aliada à necessidade do domínio do idioma no curso de BSI, claramente, clama pela inclusão de um corredor de disciplinas de Língua Inglesa no PPC do curso.
2. Não obstante, a língua portuguesa, com perfil instrumental, também é outra carência que será suprida pelo novo PPC do curso;
3. A fusão de disciplinas e a criação de novas disciplinas também é uma outra realidade que estará presente no novo PPC do curso.
4. A necessidade crescente de uma formação sólida capaz de tratar de áreas específicas, assim como, a inter-relações entre áreas diversas causada pela onipresença de sistemas computacionais, apresentada no item anterior, motiva a formação de recursos humanos com perfil adequado para suprir a essa demanda;
No que tange ao escopo deste projeto, o quarto aspecto acima enumerado e supracitado na Contextualização compreende um desafio contemporâneo, motivador e necessário e, por conseguinte, define o objeto de estudo desse projeto. Ressalta-se que os demais indicativos somente podem ser executados a partir da própria alteração do PPC atual.
Visando a formação solidificada não somente em domínios específicos, mas também a habilidade de abstrair as inter-relações entre as diferentes áreas do saber que norteiam o curso de BSI, este projeto propõe a criação de arcabouços para o suporte às atividades acadêmicas em Sistemas de Informação. Dentre os mecanismos e políticas vislumbrados para os desenvolvimentos desses arcabouços estão:

  • Uso maciço de software atualmente usados no mercado e academia como ferramentas de suporte ao ensino de disciplinas. Essa ação agrega funcionalidade e flexibilidade ao docente, além de aumentar a motivação dos discentes no aprendizado, ampliando seus horizontes para aqueles próximos aos exigidos pelo mercado;
  • Desenvolvimento de software usando ferramentas como eclipse, CVS, JUDE, Poseidon, PostgreSQL, NetBeans, JDK, PHP, MySQL, Apache para o desenvolvimento de experimentos para o suporte as disciplinas.
  • Aumento na inter-relação entre as disciplinas nas atividades acadêmicas. Essa prática levará ao aumento da sinergia entre disciplinas acarretando em um aprimoramento do aprendizado. Para isso, propõe-se o desenvolvimento de projetos, materiais didáticos e experimentos com elevado grau de interdisciplinaridade;
  • A pesquisa por metodologias pedagógicas contemporâneas que melhorem o ensino de informática, preferencialmente abordando tópicos e temas de grande avanço tecnológico, são vitais para a caracterização dos arcabouços. Essa ação reflete a integração entre ensino e pesquisa nesse projeto. Visando a inclusão também com a extensão, pretende-se divulgar as práticas pedagógicas concebidas em palestras e seminários de capacitação.
  • Por fim, sabe-se que a Internet desponta como o maior e mais importante avanço tecnológico para comunicação entre pessoas, bem como, para a disseminação de informações. Nesse sentido, muitos aplicativos de computador usados são desenvolvidos em plataforma Web. Um exemplo disso é a aplicação para gerenciamento dos projetos do PROINT. Por entender que a geração de competência é maximizada quando as informações são dispostas de forma organizada e acessível a qualquer pessoa, seja docente ou discente, esse projeto propõe ainda a criação de um Portal contendo todo o material de apoio gerado pelos arcabouços. Muitos cursos da área de computação já contam com os seus portais acadêmicos, com informações e materiais de apoio às suas atividades. Entretanto, estes portais ainda são carentes quanto a aplicações práticas e experimentos para apoio a atividades acadêmicas específicas, ou quando estas existem, somente cobrem um percentual pequeno destas atividades. Minimizar esta carência e contribuir efetivamente com o desenvolvimento das atividades curriculares do PPC, são as principais ações previstas por este projeto.

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