terça-feira, 10 de junho de 2008

Objetivos Gerais e Específicos

Serviço Público Federal
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Santarém
Faculdade de Sistemas de Informação
PROINT – Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão
Projeto: Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação



Objetivo Geral

O objetivo geral do trabalho é expresso como: Solidificar o aprendizado em áreas específicas, aprimorar a interdisciplinaridade no ensino e aprendizado através da criação de arcabouços para o suporte as atividades acadêmicas, bem como, sua divulgação na através da criação de um Portal (WebSite da UFPA) na Internet.

Estes arcabouços estarão voltados para o conhecimento e evolução das principais atividades curriculares do Curso. Ressalta-se que, para estas atividades, a equipe de desenvolvimento será a responsável em desenvolver ferramentas e compilar o material de apoio para as principais atividades.

Objetivos Específicos

A criação e desenvolvimento dos arcabouços é um exercício desafiador para os docentes. Essas atividades vão ao encontro dos seguintes objetivos específicos do Edital Proint:

1) Apoiar práticas interdisciplinares de ensino-aprendizagem: o projeto deve incentivar seus integrantes a implementar ações transversais dentro do conjunto das atividades curriculares, onde as atividades de teor mais prático devem especificar ferramentas para atividades de teor mais teórico, assim como estas devem especificar metodologias mais eficientes para as atividades de teor prático; apoiando assim, as práticas interdisciplinares do ensino-aprendizagem.

2) Incentivar a formação docente, por meio de um processo de educação continuada: Com a criação de arcabouços e a publicação dos seus experimentos, os usuários do Portal (alunos e professores) poderão com maior facilidade e freqüência avaliá-los, e, assim, tecer críticas, comentários e sugestões sobre os mesmos, forçando que seus desenvolvedores pesquisem novas abordagens para atender as necessidades dos usuários. Estas ações incentivam o processo constante de criação de novos materiais e ferramentas, o que deve incentivar a formação docente, por meio de um processo de atualização continuada;

3) Incentivar a adoção de atividades de pesquisa e de extensão como princípio metodológico curricular: uma das finalidades de um arcabouço é definir uma estrutura geral que permita ao docente desenvolver práticas pedagógicas visando, entre outras coisas, a interdisciplinaridade. Com a geração de competência nessa área, o professor pode induzir através de trabalhos dentro das suas próprias atividades de ensino a pesquisa por parte dos alunos de novas atividades ou experimentos com o mesmo objetivo. Analogamente, a exposição desses novos experimentos através de palestras também propicia o exercício de atividades de extensão no curso.

4) Incentivar a produção de material didático voltado às especificidades do curso: em geral, um arcabouço compreende a um conjunto de experimentos (que serão convertidos em materiais didáticos disponíveis no Portal) que agreguem e fortalecem, entre outras coisas, características interdisciplinares;

5) Estimular experiências pedagógicas, visando ao êxito das ações a serem desenvolvidas: uma das lacunas na formação de profissionais em computação é a habilidade de inter-relacionar áreas do saber para a solução de um problema. O exercício para a concepção e o desenvolvimento de um arcabouço, como já supracitado, demandará dos participantes grande pesquisa. Analogamente, a inserção desses experimentos nas atividades curriculares do curso também demandará dos professores participantes a utilização e o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas gerando, assim, novas experiências.

6) Estimular a integração de docentes nas atividades de planejamento e avaliação do curso: o conjunto de atividades de um docente estará relacionado a relatórios específicos, onde estes devem servir de suporte as atividades de planejamento e avaliação do Curso, acarretando assim na integração de docentes nestas atividades.

7) Oferecer suporte ao processo contínuo de avaliação para o aperfeiçoamento dos cursos: a concepção e desenvolvimento de um arcabouço, naturalmente, levarão o docente a uma visão mais contemporânea e ampla do curso por colocá-lo em contato com o que há mais moderno e mais usado por centros de excelência, no mercado de trabalho seja em empresas ou instituições de pesquisa; por forçá-lo a desenvolver novas abordagens metodológicas para a integração de conceitos nas diversas áreas da computação. Em suma, essas ações correspondem a um grande exercício pedagógico na área do ensino de informática. Como conseqüência das mesmas, tem-se um docente mais preparado, crítico e avaliador, que contribuirá imensamente para o aperfeiçoamento do curso e de novos e vindouros PPCs.

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