terça-feira, 10 de junho de 2008

Portal de Apoio às Atividades Curriculares

Serviço Público Federal
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Santarém
Faculdade de Sistemas de Informação
PROINT – Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão
Projeto: Desenvolvimento de Arcabouços para o Suporte às Atividades Acadêmicas em Sistemas de Informação

Portal

Participantes: Prof. Msc. Cássio D. B. Pinheiro e 2 bolsistas

Atualmente, os principais aplicativos de computador usados são desenvolvidos para a plataforma Web, assim como ela já é um meio reconhecido para disseminação de informações. Um exemplo disso é a aplicação para gerenciamento dos projetos do PROINT. Muitos cursos da área de computação já contam com os seus portais acadêmicos, com informações e materiais de apoio às suas atividades. Entretanto, estes portais ainda são carentes quanto a aplicações práticas e experimentos para apoio às atividades acadêmicas específicas, ou quando estas existem, somente cobrem um percentual pequeno destas atividades. Minimizar esta carência e contribuir efetivamente com o desenvolvimento das atividades curriculares do PPC, são as principais ações previstas por este projeto.

O suporte computacional para as principais atividades curriculares do Curso é a característica mais marcante deste projeto. Outras características podem ser citadas, onde as que mais podem oferecer benefícios às atividades do PPC e, por conseqüência contribuir para o conhecimento e evolução destas atividades, são os seguintes:

  • Os professores e bolsistas do projeto estarão envolvidos com atividades multidisciplinares, já que, na maioria dos casos, estarão desenvolvendo software de apoio a atividades, muitas vezes, apenas teóricas.

  • Os equipamentos solicitados pelo projeto eventualmente serão incorporados à infra-estrutura do Curso. Entretanto, os experimentos e atividades desenvolvidas para o Portal, contribuirão de maneira mais eficiente com a melhoria da infra-estrutura de software do Curso.

  • Além dos benefícios já citados, a devida divulgação destas atividades, através de seminários e cursos, deverá influenciar o interesse dos demais estudantes a desenvolverem ferramentas de apoio para as atividades curriculares que estejam envolvidos.

É com este objetivo que esta ação pretende criar e publicar na Internet (WebSite da UFPA) um Portal de material de apoio didático (informações, aplicativos e experimentos) voltado às especificidades do curso de Sistemas de Informação. Estes materiais estarão voltados para o conhecimento e evolução das principais atividades curriculares do Curso. Ressalta-se que, para estas atividades, a equipe de desenvolvimento será a responsável em desenvolver ferramentas e compilar o material de apoio para as principais atividades.

Característica Específicas

O desenvolvimento do Portal deve ser voltado a parâmetros específicos de flexibilidade e adaptabilidade, para que este possa se adequar a qualquer outra atividade curricular não prevista na versão inicial, fazendo com que, qualquer professor possa cadastrar sua atividade e publicar seus materiais de apoio didático de forma automática e independente.

O projeto deve incentivar seus integrantes para implementar ações transversais dentro do conjunto das atividades curriculares, onde as atividades de teor mais prático, como na área de programação, devem especificar ferramentas para atividades de teor mais teórico, assim como estas devem especificar metodologias mais eficientes para as atividades de teor prático; apoiando assim, as práticas interdisciplinares do ensino-aprendizagem.

As ações propostas devem ter características que propiciem que seus usuários avaliem a mesma em múltiplos aspectos, oferecendo assim o suporte ao processo contínuo de avaliação para o aperfeiçoamento dos cursos.

Esses arcabouços exercitam a formação continuada de professores por demandar que o mesmo se atualize através da pesquisa constante para a criação de novos experimentos. A divulgação do material em um Portal de informação na Web viabilizará que qualquer pessoa tenha acesso aos experimentos. Como conseqüência, sugestões e criticas vindas desses usuários remotos (alunos e professores do curso ou de outros) podem ser usadas como uma realimentação para o aprimoramento dos mesmos. Como já mencionado, a pesquisa para a concepção de novas abordagens pedagógicas visando à interdisciplinaridade é uma característica precípua para a criação dos arcabouços, haja a vista a necessidade exigida pelo mercado frente à onipresença de sistemas computacionais.

Os experimentos que compreendem cada arcabouço nesse projeto são pontos de partida para novos experimentos, que podem ser postos por cada professor nas suas disciplinas como desafio para seus alunos como um forma de exercitar a transversalidade ou interlocução da mesma com outras disciplinas. Assim, eles exercitaram a pesquisa como atividades acadêmicas naturalmente inseridas nas atividades curriculares do curso.

Como já colocado, os relatórios de progressão de cada linha de trabalho neste projeto servirão como instrumento de planejamento de atividades acadêmicas, principalmente, no que tange a interdisciplinaridade, bem como, a competência adquirida pelos participantes (em especial os professores), tornarão os mesmos, elementos mais críticos no que concerne à concepção de novas metodologias pedagógicas no ensino da informática, acarretando em melhores avaliações sobre o PPC do curso de BSI.

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